sábado, 11 de fevereiro de 2012

SALADA DE GRÃO DE BICO

Ingredientes: 
2 xícaras de Grão de bico 
2 dentes de Alho amassados 
Cominho em pó 
Pimenta do reino preta pó 
1 Cenoura ralada 
2 Tomates picados sem sementes 
½ maço de Cheiro Verde picado 
Sal a gosto 
Óleo na preparação

Modo de fazer:
1.    Deixe o grão de bico de molho com bastante água por 8 a 12h (de um dia para o outro). PODE DEIXAR DE MOLHO NA PRÓPIA PANELA, SE FOR DE INOX
2.    Escorra a água do grão de bico e cozinhe em panela de pressão por cerca de 20 minutos, ou até que fique macio, mas sem desmanchar. Escorra a água e reserve o grão de bico.
3.    Em outra panela, esquente o óleo e refogue o alho. Acrescente o grão de bico, pimenta do reino, cominho, sal e mexa. Retire a panela do fogo e adicione o tomate, cenoura, cheiro verde e mexa com cuidado para não desmanchar o grão de bico.
4.    Leve a geladeira até a hora de servir.

DICA: Sirva com uma salada verde e arroz integral.

Esta receita é perfeita para o carnaval, pois é simples e rápida de fazer e, além disso, é ótima para repor a energia. O grão de bico é uma leguminosa, assim como o feijão, é rico em proteínas e fonte de um aminoácido essencial chamado triptofano. Esse aminoácido é um dos responsáveis pelo bom humor e também está presente na banana. O grão de bico é rico em ferro e zinco, minerais essenciais. O ferro é essencial para a formação de hemácias, as células vermelhas responsáveis pelo transporte de oxigênio. Quando o corpo esta com deficiência de ferro sentimos muito cansaço mesmo sem fazer esforço. Já o zinco é essencial para manter o sistema imune resistente, alem de ser um mineral antioxidante.


Colaboração de Nanci Fernandes Py - nutricionista do Restaurante Bardana Natural - Praça Ana Amélia no. 9 - sobreloja - Castelo - RJ - tel.: (21) 2292-9232

Nenhum comentário:

Postar um comentário