sábado, 7 de abril de 2012

Levar o cão para o trabalho reduz stress, afirma estudo – 02/04/12


Os patrões preocupados em aumentar a produtividade nesta época de feroz concorrência deveriam permitir aos funcionários levar os seus cães para o trabalho, sugere um estudo científico publicado nos EUA.

A presença de cães no local de trabalho não apenas contribui para a redução do stress, mas também ajuda os funcionários a enfrentar a jornada, destaca o artigo publicado na última edição do International Journal of Workplace Health Management.
«Os cães são uma eficaz barreira ao stress», disse o professor Randolph Barker, da Escola de Comércio da Virginia Commonwealth University, em Richmond.
Relatórios anteriores já haviam demonstrado os efeitos benéficos da presença de cães em hospitais e clínicas para idosos, mas Randolph Barker garante que o estudo desenvolvido pela sua equipa é o primeiro com foco na relação entre cães e o local de trabalho.
Os cães são uma solução «de baixo custo e estão facilmente disponíveis para as empresas».
Os pesquisadores analisaram ao longo de uma semana o comportamento de 76 trabalhadores voluntários divididos em três grupos: o que levou o seu cão para o trabalho, o que tem um cão em casa e o que não possui animal doméstico.
As diferenças nos níveis de stress entre os que foram trabalhar com os seus cães e aqueles que não o fizeram «são surpreendentes», disse Barker. Ao lado dos animais, «os funcionários mostraram-se muito mais satisfeitos» no trabalho.
O estudo comprovou ainda que a presença dos animais promove uma maior interacção entre os funcionários.

Um comentário:

  1. Pois é Luisa... Essa seria uma iniciativa e tanto! Mas nem creche para os filhos ficarem próximo das suas mães e vice - versa existem aqui... Quem dirá um "canil ou gatil". Essa é uma mentalidade muito evoluída, mas seria vista como custo e, pior, como futilidade. Não imaginam como a presença de animais (para os que amam) faz bem... rs

    ResponderExcluir