CASTRAÇÃO GRATUITA

RIO  DE JANEIRO 
SEPDA - CENTROS DE ESTERILIZAÇÃO GRATUITA


Bonsucesso: Avenida Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9).

Centro: Gatil de São Francisco - Rua Pereira Franco 100 - ( ao lado da  Faculdade Estácio de Sá - Av. Presidente Vargas)- desativado temporariamente

Coelho Neto: Praça Virgínia Cidade (próximo à estação Coelho Neto do Metrô).

Engenho de Dentro:  Rua Dois de Fevereiro, s/n (ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambucano).
Obs.: Também tem atendimento veterinário gratuito

Guaratiba: Fazenda Modelo - Estrada do Mato Alto, 5620 (ao lado do Posto de Saúde Maia Bittencourt).

Jacarepaguá: Praça Seca (em frente ao banco HSBC).

Largo do Machado: Praça Central (em frente à cabine da Polícia Militar, próximo à Estação Metrô).

Realengo: Praça Padre Miguel (Paralela à Avenida Santa Cruz, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição).

 Vicente de Carvalho: Largo de Vicente de Carvalho - Av. Pst. Martin Luther King Júnior (próximo ao metrô).

OBSERVAÇÕES: O agendamento é feito somente no local, todas as sextas-feiras. A partir de 8h são distribuídas senhas limitadas aos interessados para que sejam agendados para a semana seguinte. É necessário levar identidade e comprovante de residência (o animal não precisa ser levado neste dia). Lembrando que só agendamos um animal por semana de cada pessoa.
ATENÇÃO!!!É PRECISO CHEGAR ATÉ AS 6H DA MANHÃ PARA CONSEGUIR UMA VAGA, POIS A PROCURA É GRANDE E SÃO POUCAS VAGAS

SITUAÇÃO DO ANIMAL PARA A CIRURGIA: * Ter entre seis meses e seis anos;
/ Ter até 20kg / * Não pode estar no cio / * Não pode estar amamentando / * Não pode ser gestante.OBS.: Em Guaratiba esteriliza-se animais com mais de 6 anos e mais de 20kg

 CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS:* Jejum absoluto de 12h, sem água e sem alimentação;
* Dar banho no animal na véspera da cirurgia, antes do jejum.

Ouvidoria SEPDA  - Tel.: (21) 3402-5417  - Este também é o telefone para denúncia de maus tratos.


http://www.rio.rj.gov.br/web/sepda/exibeconteudo?article-id=130799

CASTRAÇÕES GRATUÍTAS - ZONA LESTE DE SP  
500 VAGAS - 10 POR PESSOA
A Prefeitura de São Paulo está disponibilizando 500 castrações gratuitas no Centro Veterinário Zona Leste para o mês de janeiro. São até 10 vagas por pessoa.
Os interessados devem se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses ou às Subprefeituras de São Mateus ou Ermelino Matarazzo, com R. G., CPF e comprovante de residência, retirar a guia de encaminhamento para castração e em seguida entrar em contato com o Centro Veterinário Zona Leste para agendar a cirurgia.

As guias de encaminhamento podem ser retiradas nos seguintes endereços:
* Centro de Controle de Zoonoses: Rua Santa Eulália, 86, Santana, fone: 2224-5546 / Fax: 2251-2249
* Subprefeitura de São Mateus : Avenida Ragueb Chohfi, 1400 , Pq. São Lourenço, fone: 3397-1165
* Subprefeitura de Ermelino Matarazzo: Avenida São Miguel, 5977, fone: 2042-6028, Ramal 212

FLORIANÓPOLIS - CASTRAÇÃO GRATUITA OU COM DESCONTO


RIO GRANDE DO SUL


Abertas inscrições para castração de cães e gatos em Farroupilha - gratuitamente. O cadastramento está sendo realizado no Posto de Saúde Central, no setor de vigilância sanitária/fiscalização (rua 13 de Maio, 533, Centro). 
O atendimento para cadastro é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h. É preciso apresentar cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Preferencialmente serão atendidas as famílias de baixa renda.



Castração gratuita de cães e gatos - Serra - Folha de Vitória – 04/01/12


Centro de Controle de Natalidade Animal -  Sede da Vigilância Ambiental, na ES-010, s/nº, Jardim Limoeiro - Inauguração: Dia 12 de janeiro, às 9 horas - Mais informações:Centro de Controle de Natalidade: (28) 3281-9643 (das 7h30 às 12h30)
Setor de Controle Animal: (28) 3281-9288, das 7h30 às 17h30

A Prefeitura da Serra vai abriu um novo serviço na área de saúde: é o Centro de Controle de Natalidade Animal que será inaugurado no próximo dia 12. A intenção é promover o controle populacional de cães e gatos e reduzir o índice de abandono dos bichinhos. O primeiro cão a passar por cirurgia de castração já está com atendimento agendado para o dia 18. A previsão é que sejam realizadas entre 80 a 100 cirurgias por mês.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, a zootecnista Ana Paula Magalhães, os agentes comunitários de saúde terão um papel importante neste processo porque estão em contato direto com os moradores nos bairros onde atuam. Eles farão o cadastramento dos animais a serem castrados nos territórios selecionados, de acordo com critério  epidemiológico.
 A disponibilidade do serviço obedecerá a alguns critérios. O público alvo são cães e gatos da Serra (machos e fêmeas), entre seis meses e 07 anos de idade, vacinados e em bom estado de saúde. Terão prioridade os bairros onde o levantamento epidemiológico apontar maior situação de risco, de acordo com dados levantados sobre  população animal nos bairros, número de agressões, entre outros fatores. Há na Serra muitos animais semi-domiciliados, que têm acesso a rua sem acompanhamento do dono.
 Cães e gatos adotados diretamente da Vigilância Ambiental da Serra virão em seguida no critério de prioridade e poderão passar pelo procedimento. Essas duas categorias (animais semi-domiciliados e adotados no setor) ficarão com 80% das vagas de agendamento. O restante das vagas (20%) será destinada à população em geral que buscar espontaneamente o serviço.
 O novo serviço, em conjunto com o trabalho de orientação sobre posse responsável de animais, deverá ter um papel importante na redução do índice de abandono de animais no município.
 De acordo com dados da Vigilância Ambiental da Serra, a  população de cães e gatos do município é estimada em cerca de 73 mil animais, sendo que aproximadamente 20% destes são animais errantes (de rua). Dos 80% restantes, grande parcela são semi-domiciliados, ou seja, tem acesso a rua sem acompanhamento do proprietário, representando o grande vilão do crescimento populacional desenfreado.

“A divulgação das informações sobre o Programa de Controle de Natalidade de Cães e Gatos do Município da Serra visa à conscientização da população Serrana sobre a posse responsável de animais de estimação. A castração de cães e gatos é somente um dos pilares de sustentação do projeto Posse Responsável, que inclui também: responsabilidade para com o animal a partir do momento em que se adquire o mesmo até o final de sua vida, cuidados veterinários ao animal doente, alimentação adequada, abrigo em espaço adequado, carinho e vacinação anual”, explica a veterinária Danieli Rankel Fernandes. Hoje é grande o número de pedidos de recolhimento de cachorros nas ruas da cidade.
 A coordenação da Vigilância Ambiental ressalta que cachorros e gatos somente são retirados das vias públicas se estiverem doentes, agressivos ou debilitados. A médica Veterinária, Virgínia Emerich, explica que o critério para a retirada dos animais acontece para não estimular o abandono dos bichos por seus donos.
“Nós avaliamos que não é cabível o recolhimento de animais domésticos, pois constatamos que muitas pessoas adquirem um animal e quando não os querem mais simplesmente os abandonam”.
  


ENDEREÇOS DE CASTRAÇÃO GRATUITA BELO HORIZONTE - MG

Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte
R. Edna Quintel, 173 – São Bernardo.
Tels. (31) 3277-7411 / 3277-7413 / 3277-7414

Regional Noroeste
R. Antônio Peixoto Guimarães, 33 – Caiçara.
Tel. (31) 3277-8448

Regional Oeste
R. Alexandre Siqueira, 375 – Salgado Filho.
Tel. (31) 3277-7576

CASTRAÇÃO GRATUITA - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PARANÁ