sábado, 13 de abril de 2013

CREME DELICIOSO DE CHOCOLATE E LARANJA


INGREDIENTES:
1 xícara (chá) de abacate maduro (amasse ligeiramente e compacte um pouco na hora de medir)
8 ameixas secas, ou a gosto
Suco de 1 laranja grande (aproximadamente 1/2 xícara (chá) )
1 1/2 colher (chá) de raspas de laranja
3 colheres (sopa) de cacau de ótima qualidade (puro, sem açúcar)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Uma pitada de sal
Água do molho das ameixas, cerca de 1/2 xícara (chá) ou suco de laranja

MODO DE PREPARO:
Primeiramente, para as ameixas ficarem no ponto ideal é preciso deixá-las de molho em água quente (só o suficiente pra cobri-las) por pelo menos meia hora antes de fazer a receita.
-Triture todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso e homogêneo. Você vai precisar parar o motor algumas vezes e mexer com uma colher pra facilitar o trabalho. Seja paciente e triture até não sobrar nenhum pedacinho de ameixa inteiro. Se sentir que o creme está muito espesso, junte mais um pouquinho de líquido (água do molho das ameixas ou suco de laranja), mas cuidado pra não deixar a mistura muito líquida (mas saiba que ela vai engrossar um pouco depois de gelada).
-Prove e adicione mais ameixas se achar necessário (com 8 ameixas você obtém um creme meio-amargo, o equivalente a um bom chocolate com 60% de cacau). Nesse estágio talvez você ainda sinta um gostinho de abacate bem de leve, mas acredite: depois de uma noite na geladeira ele vai desaparecer completamente.
-Transfira o creme para as taças, copinhos ou xícaras, lembrando de fazer porções pequenas (essa sobremesa é intensa e rica e você não vai precisar de muito pra ficar satisfeito(a)). Cubra as porções com um pedaço de papel alumínio ou filme plástico e deixe descansar uma noite (12 horas) na geladeira antes de servir. Rende 8 porções se você usar copinhos do de 100ml.

DICAS
* Três fatores determinam o sucesso dessa receita: a qualidade do abacate, do cacau e das ameixas secas. O cacau deve ser excelente (puro, intenso e saboroso), o abacate deve estar maduro no ponto (nem meio verde nem maduro demais) e as ameixas devem ser extra macias.
* Lembre de só dizer que essa receita é à base de abacate depois que os seus convidados terminarem a degustação (as pessoas percebem os gostos de acordo com as expectativas que têm e se elas acharem que a sobremesa é ruim –antes mesmo de provar- as chances dela ser ruim são grandes). 



Colaboração de Nancy Fernandes Py - Nutricionista do Restaurante Bardana Natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário