sábado, 10 de março de 2012

Cães ajudam grávidas a manter saúde - Estados Unidos


Um estudo recente, que teve como base uma amostra de mais de 11.000 mulheres grávidas, concluiu que um cão pode ajudar a manter a saúde, promovendo o exercício físico de baixo risco.
Segundo este estudo, as mulheres grávidas que passeiam os seus cães acabam por beneficiar deste exercício para manter o seu bem-estar já que, só nessa actividade, acabam por realizar mais de metade do tempo de actividade física recomendado. Os autores do estudo sugerem mesmo que esta pode ser uma boa estratégia a sugerir às gestantes.
Muitos estudos anteriores demonstraram que a obesidade nas grávidas pode ter efeitos adversos, sobre a mãe e sobre a criança que gera dentro do seu ventre. Passear tranquilamente o cão de forma regular é uma forma de exercício de baixo risco que pode também ajudar no momento do parto, já que ajuda a melhorar o estado físico e mental da gestante.

O Instituto de Infecção e Saúde Global americano usou pela primeira vez grávidas como grupo de estudo para avaliar o efeito de passear o cão diariamente e tentar perceber todos os benefícios que essa actividade pode ter no bem-estar deste grupo, já que por norma quem passeia os seus cães consegue no mínimo realizar os 150 minutos de exercício semanal recomendado. Este organismo não deixa de lembrar que passear o cão não é o suficiente, mas lá que ajuda, ajuda. Por outro lado, o tamanho do cão também tem alguma influência nos resultados, já que geralmente um cão de maior porte exige de quem o passeia um passo mais largo, ao contrário do que poderá acontecer com um animal menor.

Com base neste estudo, pode-se concluir que ter cão e cumprir o ritual de passear com ele de forma tranquila pode ajudar à saúde de todos mas que, principalmente para as grávidas, pode ser uma actividade bastante benéfica, não só para si, como também para a acriança que vai nascer.

Mais uma vez se conclui que os cães são uma boa forma de melhorar a nossa vida, do ponto de vista físico e mental. Como nós, humanos, podemos ser a melhor companhia para eles, beneficiamos todos com esta agradável convivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário