sábado, 7 de julho de 2012

Saiba como transportar seu pet em viagens nacionais e internacionais


...”Existe uma legislação específica para o transporte de pets, que visa não só a segurança de quem viaja, mas também o conforto de passageiros e animais.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o transporte interno de cães e gatos, é necessário apenas o atestado de saúde assinado por veterinário habilitado, que deve atentar para a assiduidade da vacinação antirrábica. A acomodação dos animais de companhia em viagens aéreas, terrestres ou marítimas é definida pela empresa responsável pelo transporte. As exigências variam e o animal pode viajar em qualquer compartimento, desde que o seu peso e a gaiola sejam compatíveis com o ambiente e as exigências da empresa transportadora.

Algumas companhias exigem que animais suscetíveis a estresse sejam sedados antes do embarque. Por isso, é sempre aconselhável procurar as empresas de transporte com antecedência. Nas viagens internacionais, as companhias aéreas aplicam as normas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Aita). 
Viagens internacionais
O transporte de animais entre países exige o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). O documento é emitido pela autoridade sanitária do país de origem ou de procedência do animal de estimação. No Brasil, o CZI é expedido pelo Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), órgão vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), por meio dos 106 postos distribuídos em aeroportos, portos e em pontos de fronteira . De acordo com o Mapa,  a validade do CZI varia entre cinco e 10 dias. Ou seja, a partir do momento em que o documento é emitido, o animal tem até 10 dias para entrar no país de destino. Caso a viagem em si demore mais de 10 dias (transporte marítimo, por exemplo) o prazo de validade do CZI pode ser estendido.
O órgão ainda orienta que se providencie a documentação necessária, no mínimo, 10 dias antes da viagem, pois a vacina contra a raiva, por exemplo, precisa desse prazo para fazer efeito. No caso de primeira vacinação, são necessários 30 dias de antecedência.

Como transportar o seu pet
As caixas para transporte estão entre os acessórios mais comuns para a condução de cães e gatos. “O tamanho varia conforme o porte do animal. O importante é que ele fique confortável e tenha espaço para se movimentar. Os modelos para transporte aéreo são feitos com material mais reforçado e de tamanho maior, já que a exigência é que o animal possa ficar de pé e se virar dentro da caixa”, explica. A ambientação com a “gaiola” deve ser feita uns três dias antes da viagem. Outra opção é o cinto de segurança, utilizado em conjunto com o do veículo.
De acordo com Juliana, para filhotes e gatos a opção é por bolsas almofadadas.  Uma  outra alternativa para cães e gatos de até 10 quilos é uma cadeirinha especial, adaptável a maioria dos assentos de automóveis que tenham encosto de cabeça. “Mesmo que o animalzinho seja acostumado a andar de carro, é importante transportá-lo no banco traseiro e com a cabeça dentro do veículo. Se o motorista for flagrado conduzindo o animal nas partes externas do automóvel ou com parte do corpo para fora da janela corre o risco de ser multado, além de perder cinco pontos na carteira por se tratar de infração grave”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário